Certamente você já deve ter ouvido muitos nomes e siglas referentes a centros acadêmicos dentro da USP e da POLI, mas afinal, além de hinos e bandeiras, você sabe realmente como é o dia a dia de um centrinho e seus deveres perante os alunos e a sociedade como um todo?
As atividades de um Centro Acadêmico são direcionadas a diversos campos: representa- ção discente, organização de eventos acadêmicos e culturais, promover ações filantrópicas e proporcionar lazer aos alunos.
Como função primária, os CA’s defendem os direitos e opiniões dos alunos que representam, comparecendo nos órgãos colegiados da faculdade e da universidade. O objetivo principal é garantir que os alunos sejam ouvidos e possam ter voz ativa perante os processos que o envolvam.
Os Centros Acadêmicos e outros coletivos formam o Movimento Estudantil, através do qual discutem a situação dos alunos em todos os departamentos dentro da USP, procurando de todas as formas fazer com que os seus direitos como estudantes universitários não sejam feridos.
Ao tentar melhor oferecer conhecimento e esclarecimento de dúvidas acadêmicas e profissionais, os centrinhos procuram sempre organizar eventos acadêmicos mais completos e abrangentes, firmando parcerias com empresas e os departamentos, para que haja palestras de professores e profissionais, construindo uma discussão aprofundada em aspectos acadêmicos e mercadológicos.
A USP, como qualquer outra instituição pública, é financiada por recursos públicos, portanto é dever da Universidade retornar este investimento de alguma maneira; os Centros Acadêmicos, como instituições cidadãs, servem como dínamo para os serviços à sociedade, oferecendo eventos culturais e atividades com comunidades carentes.
Mas não é só da parte acadêmica que vive um CA! ele também tem o dever de oferecer a você, aluno, lazer. Os centrinhos possuem espaços físicos onde se pode aproveitar para relaxar após um dia desgastante de aulas, ou até para fugir das aulas chatas! Cada Centro Acadêmico possui uma estrutura diferente dos demais, sendo alguns mais completos que outros.
Além do espaço físico os centrinhos organizam festas das mais variadas, desde as pequenas e frequentes, até as grandes e que atraem milhares de pessoas, tocando músicas de todos os estilos e gostos.
Por fim, os Centros Acadêmicos, além de toda a atividade citada ao longo deste texto, têm como característica mais forte e marcante a formação de grandes amizades durante o convívio dentro do centrinho que durarão não só pelo resto do curso na faculdade, mas pelo resto da vida!
Nota do Autor: Texto escrito por Otávio Augusto Molitor, Diretor de Projetos CEE 2013, e extraído do Manual dos Bixos 2013.
A Atlética é não só responsável pelas modalidades como também organiza diversos eventos e campeonatos com outras universidades!
Associação Atlética Acadêmica Politécnica »
O Grêmio pode te ajudar sempre que precisar! É só conversar com algum de seus diretores. É também responsável pelo famoso IntegraPoli.