O que é o PET?
Logo PETIniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o Programa de Educação Tutorial (PET) passou por algumas dificuldades devido à falta de recursos, sendo transferido, em 1999, para a responsabilidade da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria da Rede IFES (DIFES).
Hoje(2013), o PET conta com 779 grupos distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior distribuídas entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país. De acordo com o estabelecido na Lei nº 11.180/2005, e regulamentado na Portaria MEC 976 de 27 de julho de 2010, o PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial, tendo como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes na estrutura acadêmica regular, proporcionando uma formação global, bem como integração com o corpo docente e a comunidade. Ou seja, não visa proporcionar aos alunos (membros do PET ou não) apenas a diversificação do conhecimento acadêmico, mas também a elevação da qualidade da formação acadêmica dos membros, estimulando o espírito crítico, a ética, cidadania e a função social da educação superior. Espera-se, portanto formar profissionais de nível superior que sejam capazes de atuar no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais.
Histórico - PET Mecatrônica
O PET Mecatrônica iniciou suas atividades em 1992, com 4 estudantes de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP, sob a tutoria do Prof. Dr. Lucas Antonio Moscato.
É atualmente formado por bolsistas e colaboradores do curso de Engenharia Mecatrônica sob a orientação do Prof. Dr. Diolino José dos Santos Filho, e desenvolvem diversas atividades, como a realização de palestras para alunos da Poli, organização de visitas técnicas e culturais, estudo de idiomas e iniciação científica.
Nota do Autor: Texto extraído do site do PET em JAN/2017.