O CAM, Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica, foi fundado em 1987 pelos alunos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Escola Politécnica da USP.
Antes de 1987, era chamado CPM, Centro de Produção Mecânica, englobando além dos cursos supracitados, o curso de Engenharia de Produção. Com a criação do CAEP, o CPM se viu ramificado, fazendo com que os alunos da Mecânica e Mecatrônica criassem um centrinho para eles, o CAM.
Os alunos Salvador Chiappetta Neto (Presidente), Almiro Carvalho Júnior (Vice-Presidente), Andrea Duarte Canizares (Tesoureira) e Luis Gustavo Mazzaro (Secretário) compunham a primeira gestão oficial do recém-criado CAM.
Todos aqueles que passaram por este centrinho, seja alunos que buscaram se divertir ou que assumiram a responsabilidade de manter a excelência do CA, se dedicaram para tal buscando sempre aproximar o CAM dos alunos e torná-lo um ambiente agradável para todos.
Por fim, deixo aqui uma frase que se encontra em nosso Livro de Ouro, mostrando que apesar de 28 anos de mudanças e novas gestões, algumas coisas nunca mudam. Principalmente se tratando do IntegraPOLI, para o qual o empenho e a ajuda de veteranos é inesgotável, pois alguns, mesmo trabalhando, passam noites acordados no CAM, buscando pistas no barro – e de roupa social!! – o que mostra que o CA é mais do que um lugar de mera socialização, cria laços de família.
“O centrinho continua povoado pelos veteranos e pelos antigos diretores. Não sei se conseguiríamos fazer alguma coisa sem a ajuda deles.” McGiver, 1987
O CAM é também responsável pela organização da Semov, Semana de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, além de festas com o CAM Rodeio Festival.
Nota do Autor: Texto publicado originalmente na páginado facebook oficial do CAM.