Quem somos
A Equipe Poli Racing foi criada em 2008 a partir da iniciativa de alunos que tinham um sonho em comum: a construção de um carro fórmula. Como a Escola Politécnica ainda não tinha nenhum representante na competição nacional de Fórmula SAE, decidiu-se criar uma equipe que projetasse e construísse um carro do tipo fórmula especifico para essa competição.
Acadêmica e sem fins lucrativos, a Equipe visa elevar o nome da instituição no cenário automotivo universitário, angariando prestígio e respeito junto à sociedade, além de promover o desenvolvimento intelectual e científico dos alunos.
Buscando o mesmo sucesso das outras equipes da Poli e com o objetivo de representar da melhor forma a escola de engenharia mais renomada do país, a Equipe participa do campeonato nacional e também pretende ir para o exterior e sabe que para isso a Escola Politécnica da USP nos dá a base técnica e a infraestrutura necessária para a realização do projeto.
Nossa história
Em 2009, na sua primeira participação na competição, a Equipe da USP conquistou o 6º lugar geral de 20 equipes ficando próximo àquelas com várias participações em anos anteriores. Além disso, foi a primeira estreante que conseguiu participar das provas dinâmicas na história da competição no Brasil, conseguindo assim o posto de melhor equipe estreante na competição desde seu início, o que impressionou juízes e competidores.
Em 2010, a segunda participação na competição, a Equipe desenvolveu um protótipo que visava um melhor desempenho nas provas dinâmicas. Na classificação geral, ficou em 8° lugar com 82 pontos a mais em relação à pontuação de 2009.
Em 2011, a equipe aprimorou a confiabilidade do carro anterior, mantendo o mesmo conceito de alta performance. A manufatura foi mais prática e precisa, o que permitiu testes e melhores ajustes. O carro terminou a competição em 7º lugar geral, obtendo o 3º lugar em custos e 4º em autocross.
Em 2012, o projeto buscou atingir níveis mais altos de performance, com um carro mais leve e compacto. Problemas pontuais às vésperas da competição deixaram a equipe com o 8º lugar geral, com o ótimo 2º lugar na prova de presentation.
Em 2013, a equipe conquistou um prêmio inédito. O primeiro lugar em eficiência energética, por obter um consumo de 10,23km/l, rendeu à equipe maior renome e visibilidade, assim como uma matéria em jornal. No mesmo ano, a equipe ficou em 5° lugar na classificação geral, com 462,27 pontos.
Em 2014 ocorreu a XI Competição de Fórmula SAE do Brasil. A competição cresceu ainda mais e foram 29 equipes inscritas na categoria “combustão” – 12 de São Paulo, 5 de Minas Gerais, 4 do Rio de Janeiro, e ainda de outros lugares como Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Itália – competindo entre os dias 17 e 19 de outubro.
Nota do Autor: Texto extraído do site da equipe em JAN/2017.