Intercâmbio Aberto



O aluno que deseja estudar em uma universidade do exterior que não possui convênios com a Escola Politécnica ou com a USP deve escolher o programa de intercâmbio aberto. Nesse tipo de intercâmbio fica por conta do aluno realizar, em um primeiro momento, os contatos com a instituição escolhida. Como essa universidade não possui convênio com a poli, as taxas cobradas pelas escolas estrangeiras deverão ser pagas pelo aluno.

Nessa modalidade, ele é livre para escolher quais disciplinas deseja cursar no exterior (com o apoio do coordenador de curso ou outro professor). Com isso, ele pode conseguir o aproveitamento dos créditos e a equivalência das disciplinas cursadas na escola estrangeira.

Para realizar o intercâmbio - que dura de quatro meses a um ano - o aluno deve ter concluído, pelo menos, quatro semestres do curso na Poli.

A grande vantagem deste programa é que o aluno pode escolher a instituição de ensino estrangeira e as disciplinas que deseja estudar. Como nessa modalidade a instituição de ensino estrangeira não tem convênio com a Poli ou a USP, o aluno não terá isenção do pagamento das taxas universitárias. Fica também por conta do aluno realizar inicialmente os contatos com a instituição escolhida, e fornecer a documentação necessária para sua admissão.


Nota do autor: Texto extraído dos sites da Poli e do iPoli em FEV/2017


Para maiores informações, consulte o site da Poli para tirar todas suas dúvidas, há também o iPoli que pode te ajudar com questões mais específicas, o Poli Mundi e também o USP WIT com depoimentos de alunos que já passaram por essas experiências!


Generic placeholder image

Intercâmbio na Graduação

Poli-USP »

Generic placeholder image

iPoli

Site »

Generic placeholder image

Poli Mundi

Site »

Generic placeholder image

USP WIT

Site »