AEQ - Associação de Engenharia Química



A AEQ - Associação de Engenharia Química - é o centro acadêmico dos alunos de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. São considerados membros da AEQ alunos e ex-alunos de Engenharia Química da Poli. Atualmente a sede da AEQ se encontra no andar superior do Bloco 19 do Conjunto das Químicas, na Cidade Universitária.

A AEQ possui inúmeras realizações. No meio acadêmico, destaca-se a SEQEP - Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica. A SEQEP tem como objetivo integrar o estudante universitário com a profissão e o mercado de trabalho, estabelecendo contato com temas, indústrias e empresas do ramo. Essa interação é realizada através de palestras, mini-cursos, workshops, mesas-redondas e visitas-técnicas. Participam anualmente da SEQEP alunos de diversas faculdades além da Poli.

A participação da AEQ em congressos também é notada. Em 2011, a Associação formou uma delegação de 25 pessoas para o COREEQ - Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Quíimica. Realizado em Curitiba, foi um dos maiores congressos regionais da história. Em 2010, a AEQ organizou o CONEEQ - Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química, evento esse que foi de grande sucesso e elogiado por estudantes de todo o Brasil.

São realizados ao longo do ano diversos eventos e festas pela AEQ. A Festa de Reveillon, o Churras do Bigode, a Intortandu us Zóio, a Festa do Béquer, a Festa do Avental, a ChacarAEQ, a Chemical Brothers, a Festa de Posse e a Ni Trinku Kune (choppada que em 2011 contou com mais de 3000 pessoas) são apenas alguns exemplos.

No meio esportivo, são realizados anualmente a Taça Carabina e a Taça Teresinha, campeonatos de Futsal Masculino e Feminino exclusiva a alunos de Engenharia Química. A AEQ já organizou também uma edição da CopaEQ, campeonato entre engenharias químicas de diversas faculdades (UFSCAR, UNICAMP, entre outras). A AEQ em 2010 consagrou-se também campeã absoluta do Olimpoli, competição anual organizada pela Atlética entre todos os centros acadêmicos da Poli.

A participação da AEQ no Integrapoli, gincana realizada anualmente entre os centros acadêmicos da Poli, também é considerável. Em 2010 e 2011 a AEQ terminou a competição em segundo lugar, a pouquíssimos pontos do primeiro colocado. Em 2012 ela terminou em terceiro lugar, porém foi vice-campeã do Caça ao Tesouro, e campeã da lista, devido principalmente aos vídeos muito bem gravados e editados que você pode conferir nessa página. Já em 2003, 2004 e 2007, a AEQ foi campeã absoluta do Integrapoli, conferindo ao centro acadêmico as três estrelas que hoje ostenta sobre seu símbolo.

A relação da AEQ com os bixos e bixetes da Química da Poli também é algo a ser destacado. A montagem de um kit-bixo elogiadíssimo, a organização de um churrasco de recepção aos calouros (juntamente ao CMR, Centro Moraes Rego, dos alunos de Engenharia de Materiais/Minas/Metalúrgica), e muitos outros fatores tornam a AEQ um dos centros mais bem vistos pelos iniciantes na faculdade.

Internamente, a AEQ é dividida em gestão, vice-gestão e diretorias. A gestão da AEQ é composta por presidente, secretário e tesoureiro, e normalmente é representada por alunos do 4º ano. A vice-gestão é composta por alunos do 3º ano, enquanto as diretorias (marketing, esportes, patrimônio, eventos, estágios, entre outras) podem ser compostas por alunos de qualquer ano.

O primeiro presidente da AEQ foi o engenheiro Francisco Antunes. Antigamente, os componentes da gestão eram Engenheiros Químicos já formados, diferentemente de hoje em dia, quando a gestão é composta apenas por alunos.

Participar da AEQ é muito fácil. São realizadas semanalmente reuniões ordinárias, onde são discutidos todos os assuntos que tangem à Associação, e a participação da reunião é aberta a qualquer aluno da Engenharia Química!

- Texto escrito por Pedro Bracco


Nota do Autor: texto extraído da página do facebook do CA.

Generic placeholder image

Facebook »

Site »



Vídeos do IntegraPoli


Youtube »