Grupo de Teatro da Poli

O GTP – Grupo de Teatro da Poli é um grupo de teatro não profissional que existe desde a década de 40, na Escola Politécnica da USP e pertence ao Departamento de Cultura do Grêmio Politécnico. O Grêmio atualmente é o sustentáculo financeiro do GTP, pois propicia a remuneração necessária aos profissionais da área de artes cênicas que faz parte do Grupo: uma coordenadora e quatro diretores de núcleo. Em 2011 o GTP mudou sua coordenação, depois de sete anos consecutivos.

O Grupo de Teatro da Poli entrelaça e aborda várias formas de teatro e montagens, buscando sempre uma humanização e comunicação com o mundo que nos cerca. Anualmente, esses projetos de pesquisa são alterados, criando ao longo dos anos, uma visão mais ampla do teatro. O GTP e seus diferentes núcleos estão ancorados por profissionais e pessoas com respeitada experiência no fazer teatral. Hoje o GTP é coordenado por Néia Barbosa e possui 04 diferentes núcleos: Amarelo, Azul, Vermelho e Verde. Essa estrutura é formada por núcleos interdependentes e separada, por blocos de pesquisas diferentes.

O Núcleo Amarelo é dirigido por Fábio Azevedo. É o núcleo iniciante, formado por pessoas que não tem nenhum conhecimento teatral. Seus objetivos são introduzir técnicas básicas teatrais com ênfase na capacitação do ator e promover através do uso de jogos teatrais um ambiente que proporcione relaxamento, descontração e socialização dos alunos participantes. O Programa de Trabalho foca na conscientização corpórea, vocal e cênica: o corpo como ferramenta de trabalho, como utilizar a voz no teatro, como funcionar em uma peça teatral. Usará de técnicas básicas de decupagem e análise de textos. Como desmembrar o texto teatral e descobrir seus pormenores. A gênese do personagem.

O Núcleo Azul e o Vermelho são intermediários, formados por indivíduos que possuem algum conhecimento teatral e cênico, através do próprio GTP ou de um conhecimento anterior, na vida pregressa do participante.

O Núcleo Azul – dirigido por Tales Penteado, vai trabalhar a disciplina de Comédia Política. Objetivam discutir e utilizar o teatro como forma de orientação e apoio na formação de um ser criador e criativo, que age, interage, questiona e transforma o mundo à sua volta. O Programa de trabalho focará desenvolver trabalhos através de jogos teatrais, expressão corporal e leitura, estimulando a capacidade mental, social e artística. Desenvolver atividades de integração de grupo. Estimular, através de jogos, a conscientização corporal e vocal. Produzir cenas, esquetes, a partir de temas, sinopses, histórias ou estímulos. Objetivos, conflito, espaço, corpo. Quando? Onde? Por quê? Conceitos básicos de interpretação, para depois poder apresentar pra eles algumas obras, alguns autores e juntos escolhermos 'onde' nos aprofundar.

O Núcleo Vermelho – dirigido por George Gottheiner – vai se debruçar sobre a disciplina Drama. Esse núcleo tem como objetivo aprimorar a relação do aluno/ator com o palco, abrangendo todas as unidades requeridas, o andar, o falar, a escuta, a relação com o outro e o respeito para com a área de trabalho. Sensibilizar o ator para que possa desenvolver seu lado criativo quebrando sua racionalidade, a hierarquia entre corpo e mente, para que ambas as partes possam trabalhar em conjunto. Através de jogos e exercícios tentar aproximar o aluno/ator ao mundo teatral, ao lúdico, saindo do seu meio comum, ultrapassando seus limites, de uma forma ao mesmo tempo prazerosa e criativa. Trabalhar a intuição, a prontidão, o trabalho em grupo e a entrega, possibilitando ao aluno/ator uma melhor performance tanto no trabalho teatral, como fora do palco, na universidade, no trabalho e na vida pessoal. Por fim, colocá-lo em contato não só com a dramaturgia teatral, mas com diversas áreas do mundo artístico, ampliando sua visão de mundo e seus questionamentos.

O Núcleo Verde é formado por participantes do GTP que querem exercer mais o fazer teatral. São pessoas dos outros diferentes núcleos, estagiários, diretores, atores profissionais, que querem se aprofundar e conhecer mais sobre teatro e se exercitarem para tal. A proposta da direção de núcleo é que se trabalhe o simbolismo teatral em seus vários nuances. Desde a construção da cena e da personagem até a compreensão de texto. O exercício das artes cênicas se faz acima de tudo através dos pés do ator no palco. Então, o Núcleo Verde pretende apresentar duas peças para 2011. Estas peças estão sendo estudadas e escolhidas com o núcleo.

No final do ano haverá uma montagem de cada núcleo, trabalhado ao longo do ano, cujo texto será escolhido de acordo com a linha de estudo, a opção e decisão dos respectivos diretores e os atores do Núcleo.

Autores: Néia Barbosa e Agatha Mourão

Nota do Autor: Texto extraído do facebook do grupo em JAN/2017.