CEN – Centro de Engenharia Naval



Como assim? Engenharia NAVAL aqui em São Paulo? É bixo, é isso mesmo que você acabou de ler, ou você achou que para projetar um petroleiro é necessário estar de frente para o mar? Conheça agora um pouco mais sobre o curso mais tesão de nossa renomada Escola Politécnica.

Você lembra daquelas aulinhas de história, JK, Plano de Metas…Então, a indústria naval estava a todo vapor nos anos 50, mas faltavam profissionais qualificados no país. A maioria dos engenheiros navais no Brasil ou eram estrangeiros ou eram brasileiros que tinham se formado no exterior. Nossa história começa nessa mesma década, quando a marinha estava à procura de uma parceria para a criação de um curso de engenharia naval. A Poli aceitou o desafio e foi criado o primeiro curso de engenharia naval no país. “50 anos em 5”, um slogan antigo, mas muito atual durante sua passagem pela politécnica (Calma bixo, depois de alguns meses você irá entender essa frase).

Legal, mas e o CEN ? Como ninguém é de ferro os primeiros navais decidiram criar um centro acadêmico (CEN – 1959), no intuito de auxiliar a tornar mais prazeroso a vida na faculdade. Isto inclui discussões sobre o andamento do curso, conscientização política, viagens a estaleiros… e festas e cervejadas é claro! Nosso tradicional Forró CENVergonha é o melhor forró da Poli (Resumindo: é o que tem a maior presença da mulherada). Temos também campeonatos de poker e sinuca, além de sofás e tv a cabo. Em ano de Copa do Mundo venha assistir aos jogos com a gente, comer isoporsitos(??) e beber muita cerveja. Não precisa ter medo da gente, até hoje nenhum japonês morreu afogado no nosso tanque de provas.

INTEGRAPOLI: Esqueça Bichusp, Engenharíadas e Interusp. Integrapoli é a competição obrigatória para todos os bixos e bixetes. Reúne TODOS os centrinhos de ENGENHARIA e o CAEP (Ô Bosta!). Nosso cabo de guerra está invicto a seis anos (Perdemos somente duas vezes em toda a história do integra, ver Rugby). Somos os atuais campeões também na prova do Bandex, Maratoma e Alterocopismo velocidade feminina… Ou seja, somos um dos centrinhos mais fodas, o que causa mais e o único com um grito de guerra decente. Mas para que isso ocorra novamente nesse ano precisamos da sua ajuda. Passe na nossa sede para obter mais informações sobre as seletivas .(Fica do lado da lanchonete da Mecânica).

Agora algumas informações acadêmicas importantes:

E o mercado de trabalho?

A formação de engenharia naval é diferenciada das outras engenharias. Além de fazer matérias optativas em outras unidades da USP, ampliando assim seu conhecimento na área de humanas e o entendimento da psique humana… (ok, estamos falando de cursos onde predominam o número de mulheres), o engenheiro naval tem uma formação técnica na parte de estruturas e sistemas e também conhecimento na parte de logística e gestão de projetos, o que abre um leque enorme no

Não vou te dar os parabéns (por enquanto) por ter passado na peneira da fuvest, pois foi só uma nova etapa na sua vida que começou. É muito fácil desistir quando as coisas se complicam, mas se você sobreviver aos dois primeiros anos de faculdade aí sim você merece meus parabéns, mesmo que você não queira fazer naval, pois a escolha vocês já fizeram, escolheram ENGENHARIA.


Nota do Autor: Texto publicado originalmente no VoxPopuli (Guia dos calouros da Poli) em 2006.

Generic placeholder image

Facebook »

Site »



Vídeos do IntegraPoli


Youtube »