Duplo Diploma



No programa de duplo diploma que a Escola Politécnica oferece, você realiza um curso similar ao seu no Brasil, com oportunidade de frequentar matérias e ênfases diferentes, em um período que pode variar de 1,5 a 3 anos. Ao término do programa você retorna ao Brasil e, ao final do seu curso de origem, você receberá o diploma das duas universidades.

Graças ao diploma da universidade parceira, se torna possível trabalhar também no país em que foi realizado o programa, sem problemas de equivalência de diploma.

Ficar preso somente ao currículo da universidade parceira, a falta de bolsas que financiem o aluno do começo ao fim da viagem e o número reduzido de parceiros que recebem alunos podem ser encaradas como algumas das desvantagens desse tipo de programa.

O processo seletivo para o programa de duplo diploma acontece geralmente no segundo semestre de cada ano e o intercâmbio tem início no segundo semestre do ano seguinte.

A equivalência das disciplinas para o programa de Duplo Diploma é automática, ou seja, cada 2 anos (4 semestres) cursados no exterior equivalem a 1 ano (2 semestres) na Poli.

A equivalência automática de semestres (2 anos no exterior por 1 ano na POLI), implícita nos acordos de Duplo Diploma, somente é aplicável quando o curso feito no exterior é igual (p.ex. mecânica-mecânica) ou semelhante (p.ex. sistemas eletrônicos-eletrônica) ao cursado na Poli. Nos casos em que esta igualdade/semelhança não se aplica, a determinação das disciplinas a serem cursadas, após o retorno ao Brasil, será estabelecida pela respectiva Coordenação de Curso da Poli. No programa de Duplo Diploma há pouca flexibilidade na escolha das disciplinas que serão cursadas no exterior, porém, o aluno se forma obtendo dois diplomas: o certificado da Escola Politécnica e o da IES no exterior em que realizou parte de seus estudos. O programa é válido para as IES que mantém convênio com a Poli. A emissão do diploma pela IES conveniada no exterior se dá somente quando o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Curso na Poli.


Nota do autor: Texto extraído dos sites da Poli e do iPoli em FEV/2017

Editais, Apresentações & Manuais



Processo Seletivo Unificado – Duplo Diploma/2018 - Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal:

Edital »

PROCESSO SELETIVO - DUPLO DIPLOMA/2018 - Ecoles Centrales: Lille, Lyon, Marseille, Nantes, CentraleSupélec; e Ecole Polytechnique

Edital »

Apresentação do prof. Fernando Josepetti Fonseca (vice-presidente da CRInt-Poli) sobre os Editais de Duplo Diploma 2016-2017.

Apresentação »

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP:

Edital »

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Mobilidade Internacional Santander:

Edital 651 » Edital 652 »

Manuais Ecoles Centrales:

Lyon » Nantes » Paris »

Lille (FR) » Marseille (FR) »


Arquivo:

Duplo Diploma/2017 - Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal

Duplo Diploma/2017 - Ecoles Centrales: Lille, Lyon, Marseille, Nantes, CENTRALESupélec (Curso da Centrale Paris); Ecole Polytechnique e CentraleSUPELEC (Curso da SUPÉLEC)



Veja a seguir alguns dados interessantes, retirados do site da Poli:

Generic placeholder image


Para maiores informações, consulte o site da Poli para tirar todas suas dúvidas, há também o iPoli que pode te ajudar com questões mais específicas, o Poli Mundi e também o USP WIT com depoimentos de alunos que já passaram por essas experiências!


Generic placeholder image

Intercâmbio na Graduação

Poli-USP »

Generic placeholder image

iPoli

Site »

Generic placeholder image

Poli Mundi

Site »

Generic placeholder image

USP WIT

Site »