Aproveitamento de Estudos



No aproveitamento de créditos, o aluno cursa durante 6 meses ou um ano matérias de seu interesse próprio, desde que sejam aprovadas pelo coordenador do seu curso na Escola Politécnica, em uma faculdade no exterior.

Os número de acordos com a Escola para esse tipo de programa é bem mais numeroso que os acordos de duplo diploma. Além disso, os alunos também tem a oportunidade de realizar esse tipo de intercâmbio pela USP ou por programas do governo, no caso, o Ciência sem Fronteiras. Dessa maneira, a gama de possibilidades e oportunidades é bem mais variada e tem mais chance de se adaptar aos planos profissionais de cada aluno.

O processo seletivo para o programa de aproveitamento de estudos acontece geral mente no primeiro semestre de cada ano e o intercâmbio tem início no segundo semestre do mesmo ano.

O Plano de Estudos/Learning Agreement (lista com o código e/ou titulo das disciplinas que o aluno deseja cursar na IES do exterior deve ter no mínimo 12 créditos/ECTS por semestre. Este Plano de Estudos/Learning Agreement deve ser aprovado e assinado pelo Coordenador de Curso na POLI. O aproveitamento e/ou a equivalência dos créditos cursados no exterior deve ser solicitado diretamente na Seção de Alunos da Poli, pelo próprio aluno, somente após a finalização do seu período de intercâmbio e mediante a apresentação do Histórico Escolar oficial emitido pela IES no exterior. O programa de aproveitamento de estudos não dá direito ao diploma da IES no exterior.


Nota do autor: Texto extraído dos sites da Poli e do iPoli em FEV/2017

Editais, Apresentações & Manuais



Processo Seletivo Unificado – Aproveitamento de Estudos / 2017 - Alemanha; Argentina; Austrália; Bélgica; Canadá; Chile; China; Colômbia; Espanha; EUA; Finlândia; França; Holanda; Hungria; Índia; Itália; Japão; México; Panamá; Peru; Polônia; Portugal; Reino Unido; República da Irlanda; Singapura; Suécia e Venezuela.

Edital »

Apresentação do prof. Fernando Josepetti Fonseca (vice-presidente da CRInt-Poli) sobre o Edital de Aproveitamentos de Estudo 2017.

Apresentação Slides »

Palestra AE 2017 »

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP:

Edital »

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Mobilidade Internacional Santander:

Edital 651 » Edital 652 »



Veja a seguir alguns dados interessantes, retirados do site da Poli:

Generic placeholder image


Para maiores informações, consulte o site da Poli para tirar todas suas dúvidas, há também o iPoli que pode te ajudar com questões mais específicas, o Poli Mundi e também o USP WIT com depoimentos de alunos que já passaram por essas experiências!


Generic placeholder image

Intercâmbio na Graduação

Poli-USP »

Generic placeholder image

iPoli

Site »

Generic placeholder image

Poli Mundi

Site »

Generic placeholder image

USP WIT

Site »