Iniciação Científica


Politécnico!

A poli te oferece diversas oportunidades de projetos de extensão. Se você ainda não entendeu, vou repetir: não adianta fazer poli se a única coisa que você vai fazer é assistir às aulas bem comportadinho e resolver listas de exercícios. Uma das melhores maneiras de complementar sua formação acadêmica é com iniciação científica.

Mas calma, o que é exatamente uma IC (iniciação cientifica)? Bom, imagine que você é um professor titular da Poli que além de dar aula, faz projetos de pesquisa, cuida de um setor administrativo e ainda tem que conseguir financiamentos para seus projetos. Com tanta coisa assim, às vezes eles ficam sem tempo para realizar tarefas mais simples, mas que ainda exigem um trabalho relativamente grande. É ai que você, aluno de graduação, entra.

Fazendo uma IC você auxilia o professor em um projeto de pesquisa, fazendo relatórios, estudando tópicos mais avançados e aprendendo coisas que você não aprenderia na sala de aula. Além de ser muito bom para a sua vida acadêmica, uma IC permitirá que você conheça melhor um professor e, principalmente, ser mais conhecido por ele, o que numa faculdade de 5 000 alunos, pode ser muito bom no futuro.

Além disso, um dos maiores atrativos de se fazer uma IC são as bolsas de estudos! Pois é, se você trabalhar bem, fizer bons relatórios e se dedicar a sua IC, você pode ganhar uma bolsa de estudos de até 500 reais por mês.

Bom, e como você faz para conseguir uma IC? Acredito que o momento ideal para se começar uma IC é no começo do terceiro ano (ou melhor ainda, no final do segundo). No entanto, não é incomum alunos que começam no início do segundo ano ou até no meio do primeiro. Além disso, é legal você ter um perfil acadêmico e ter notas relativamente boas ( uma media acima de 6 é o ideal).

Você então procura um pouco sua área de interesse e qual o professor atua nela. A parte boa, bixo(ete), é que caso você ainda não saiba, você está no maior centro de pesquisa tecnológica do Brasil (depois da Petrobras). Se você quer pesquisar alguma coisa tecnológica, você provavelmente vai encontrar alguém na poli que pesquise isso!

Uma IC é algo bem bacana de se fazer e pela qual vale a pena se dedicar! Portanto, vai estudando e pesquisando o que te interessa fazer que com certeza você encontrará uma IC bem legal!


Nota do Autor: Texto escrito por Raphael Gasparian Chinchilla, Diretor académico CEE 2013, e extraído do Manual dos Bixos 2013.




Manual de IC


Temos aqui um dois manuais abrangendo todas as áreas de pesquisa da escola politécnica, lembrando que você não precisa centrar no seu departamento, de forma que há um grande leque de opções para se pesquisar!

Manual de Iniciação Científica 2016 »

CiênciAEQ 2017 »